Sobre o Soft
Commodities Forum
Devido à complexidade das cadeias de fornecimento de soja, nenhuma empresa consegue enfrentar sozinha a questão do desmatamento. A colaboração é essencial ao desenvolvimento de toda a cadeia de valor ao estabelecer e aplicar padrões e soluções coletivas. Em 2018, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) criou o Soft Commodities Forum (SCF) para que as empresas associadas pudessem encontrar soluções colaborativas efetivas para os desafios comuns de sustentabilidade, conectando as metas globais às realidades locais.

Onde trabalhamos
Acreditamos que a maneira mais eficaz de gerar progresso e promover abordagens inclusivas seja concentrar esforços e recursos onde os riscos são maiores. A ação coletiva dos membros busca alcançar 70% da recente conversão de solo para cultivo de soja no Cerrado brasileiro. Saiba mais no nosso mapa interativo.
Como trabalhamos
As empresas associadas coletam dados de suas próprias cadeias de suprimentos para atingir a rastreabilidade até a fazenda, trabalham com imagens de satélite para monitorar os riscos de desmatamento e conversão de vegetação nativa nos municípios-foco, bem como estabelecem protocolos para verificar a coleta dos dados. E elas usam os dados para mostrar o impacto e o progresso ao longo do tempo.
As empresas que fazem interface direta com os consumidores desejam comprar soja cultivada sem desmatamento e conversão da vegetação nativa. Ao mesmo tempo, produtores são incentivados a lidar com a questão do desmatamento além de suas obrigações legais, o que demanda os incentivos adequados para proteger os meios de subsistência e o direito ao desenvolvimento. As empresas associadas trabalham para facilitar esse diálogo com parceiros de todos os níveis das cadeias de suprimentos para identificar soluções coletivas que agreguem valor tanto para os produtores quanto para os consumidores.
Com projetos direcionados às realidades locais, as empresas associadas apoiam a transformação de paisagens convocando toda a cadeia de valor a adotar soluções que incentivem e aumentem a produção sustentável de soja. Abordamos a transformação da paisagem por meio da iniciativa Produtores em Foco apoiando produtores com 6 soluções voluntárias aplicadas com base em contextos individuais de paisagem.