Dados de 2021

Notas

  1. A LDC adotou a definição da SCF, para considerar toda a soja proveniente de municípios com pelo menos 95% de território no bioma Cerrado, como sendo de soja originada no Cerrado.
  2. O escopo de relatórios da LDC expandiu-se para incluir nossa joint venture brasileira ALZ Grãos (ALZ), na qual a LDC tem uma participação minoritária de 33%. Com base na metodologia da SCF, a LDC conta com 33% da soja da ALZ como fonte de origem nos 61 municípios-foco como parte de nosso perfil de originação indireta. Os compromissos de originação sustentável da ALZ estão estabelecidos em sua Política de Sustentabilidade para Grãos. Com cerca de 100% de suas fontes de soja adquiridas diretamente dos produtores, a ALZ está trabalhando para a rastreabilidade completa da cadeia de fornecimento de soja.

VOLUME DE SOJA ORIGINADA NO CERRADO 

Do volume total proveniente do Brasil em 2021

%

originada em outros biomas

%

originada no Cerrado

VOLUME DE SOJA ORIGINADA NOS 61 MUNICÍPIOS-ALVO 

Do volume total proveniente do Cerrado em  2021

%

originada em outros municípios

%

originada nos municípios-foco

VOLUME DE SOJA PROVENIENTE DE FORNECIMENTOS DIRETOS E INDIRETOS 

Do volume total proveniente dos 61 municípios-foco

%

fornecimento direto

%

fornecimento indireto

MAPEAMENTO DE FORNECEDORES INDIRETOS 

Até o primeiro ponto de agregação nos 61 municípios-foco

%

rastreável até o primeiro ponto de agregação

%

não rastreável até o primeiro ponto de agregação

SOJA LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO VERIFICADA 

Do volume total de soja proveniente de fornecimentos diretos e indiretos nos 61 municípios-foco

%

soja DCF verificada

%

soja DCF não-verificada

A equipe de Originação de Grãos & Oleaginosas da LDC para os estados de Goiás e Minas Gerais, Brasil, gerencia relacionamentos com mais de 2 mil produtores, cooperativas e comerciantes locais a partir de 17 armazéns e escritórios nos dois estados.

O time trabalha lado a lado com nossas equipes de sustentabilidade em diversos esforços e iniciativas para moldar cadeias de fornecimento cada vez mais sustentáveis. Em especial, trabalhamos para impulsionar a rastreabilidade de produtos como fator essencial de compra responsável e como base para envolver os agricultores e fornecedores na adoção de práticas de produção mais sustentáveis, em linha com as políticas e normas da LDC, bem como com as leis e regulamentos aplicáveis.

Com base em minhas extensas interações com produtores, acredito que eles estejam cada vez mais cientes de que a continuidade e a resiliência de seus negócios no longo prazo dependem da estabilidade climática, o que, por sua vez, depende do respeito às leis e normas ambientais e da adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Acreditamos que essa evolução em entendimento seja, em parte, desencadeada pelo aumento na conscientização e na demanda por sustentabilidade nos mercados de consumo.

É importante que continuemos a incentivar essa mentalidade por meio do envolvimento, suporte e de incentivos para fornecedores e produtores para irmos além das exigências legais. Isso pode ser feito tanto por meio de financiamento para aumentar a produção em áreas já consolidadas, quanto através de compensação pela manutenção da floresta e vegetação nativas em suas propriedades. Também importantes são diálogos e trocas contínuos para aumentar a conscientização a respeito das demandas dos consumidores. Essas são atividades e áreas de foco centrais para as equipes de originação da LDC, que trabalham para facilitar o acesso dos produtores a métodos de produção sustentável, programas e incentivos que estimulem a preservação de recursos naturais e ecossistemas nativos.

Benjamim Colussi

Gerente de Originação de Grãos & Oleaginosas para Goiás e Minas Gerais, Brasil

CLIQUE EM UM LOGOTIPO DE MEMBRO SCF PARA VER TODOS OS DADOS RELACIONADOS