Warning: Undefined array key "capability_type" in /home/clients/2602d457bf1009d680bd29dc0e556781/wbcsdpublications.org/httpdocs/scf/wp-content/plugins/amcharts-charts-and-maps/includes/setup.php on line 16
Engajamento de stakeholders | SCF
Engajamento de stakeholders

Por que fazemos isso

Engajamento de stakeholders é nosso fluxo de trabalho com alcance externo. Ele garante a transparência, o diálogo e a colaboração com stakeholders externos. O SCF engaja stakeholders externos para dois objetivos principais:

  1. Aproveitar a posição do agronegócio para a transformação do setor:

Nossos membros ocupam uma posição única na cadeia de valor de soja, o que permite que eles engajem stakeholder na parte superior e na parte superior da cadeia. Nós nos conectamos com produtores, associações de nível de produção, parceiros técnicos e empresas de ração e varejo. Para além da cadeia de valor, operamos em um ecossistema complexo de stakeholders que inclui sociedade civil, lideranças comunitárias, investidores e poder público.

Aproveitamos nossa posição única na cadeia de valor para identificar e buscar agendas e áreas de influência comuns para encontrar soluções que apoiem os meios de subsistência do produtor e atendam à crescente demanda global do consumidor por produtos alimentícios e rações mais sustentáveis.

  1. Engajamento responsável de parceiros para soluções incorporadas localmente

À medida que o trabalho do SCF busca a transformação do bioma Cerrado para um uso mais sustentável do solo, engajamos parceiros para projetar e implementar soluções de forma colaborativa. Os parceiros e cofinanciadores no nível da estratégia promovem intervenções na paisagem para parcerias e prioridades reconhecidas regionalmente, enquanto os parceiros de implantação atuam como participantes locais, facilitando a execução de soluções nos municípios-foco do SCF. Esses ativos trazem vozes reconhecidas e confiáveis localmente, alcance, apoio de divulgação, investimentos, financiamento e muito mais para o trabalho do SCF.

Engage Stakeholders static

Onde estamos

Avanço da iniciativa Produtores em Foco (PF) por meio do engajamento de stakeholders

Em novembro de 2022, anunciamos o lançamento da iniciativa Produtores em Foco, que incentiva agricultores a evitar práticas de desmatamento e conversão de solos para melhorar o clima, a natureza e os resultados dos meios de subsistência. Para ver a descrição completa das soluções e do processo de implantação da PF, consulte a seção Transformação de paisagens deste relatório.

O engajamento, a parceria e o investimento dos stakeholders moldam a evolução das soluções da PF, garantem o alinhamento com as prioridades do setor e permitem a expansão da PF em nossos municípios-foco.

Estrutura de governança e cofinanciadores da PF

Criamos um Conselho de Paisagem para liderar a implantação e a governança da PF. O conselho é composto de representantes do SCF e parceiros de cofinanciamento e implantação da PF. Essa participação permite a tomada de decisões informadas por meio da representação variada de participantes da cadeia de valor da soja e implementadores de intervenção na paisagem integrados da PF. As responsabilidades do Conselho de Paisagem incluem três tarefas principais: compartilhar informação sobre os parâmetros técnicos que embasam as decisões de financiamento, garantir que o escopo abranja todas as paisagens e seguir a estrutura de monitoramento e avaliação com parceiros técnicos para acompanhar os processos e medir os impactos.

O conselho é uma coalizão de participantes voluntários que inclui membros do SCF e parceiros externos, cofinanciadores e parceiros de implantação da PF.

Os seguintes princípios guiam a abordagem de governança da PF:

  • A governança da PF busca maximizar o impacto social e ambiental do investimento em paisagem do SCF.
  • Os membros individuais devem ver uma correlação clara entre o investimento na paisagem e os benefícios para suas cadeias de suprimentos individuais, bem como para suas próprias estratégias de sustentabilidade.
  • A iniciativa PF é um esforço coletivo. As intervenções sempre tentarão incluir pelo menos dois membros do SCF e parceiros de financiamento adicionais. A prioridade a curto prazo é fortalecer o modelo financeiro.
  • O modelo de governança deve ser escalável à medida que mais parceiros de financiamento forem incorporados. O modelo será testado e ajustado de acordo com as circunstâncias.
  • A governança deve cumprir a regulamentação antitruste.
  • A governança deve definir responsabilidades claras para os diferentes parceiros e ter agilidade suficiente para garantir uma entrega simplificada.

Implementação e dimensionamento de soluções da PF com cofinanciamento de stakeholders

A proteção duradoura do ecossistema do Cerrado depende da mudança nos fluxos financeiros para os produtores com o objetivo de permitir melhores práticas de manejo do solo. Assim, uma mudança estratégica nos incentivos financeiros oferecidos aos agricultores é necessária para evitar que os fluxos financeiros sejam direcionados a modelos de desenvolvimento que incentivam os produtores de soja a desmatar ou converter o solo.

A PF atrai investimentos para práticas aprimoradas de gestão do solo, com o apoio de seus cofinanciadores.

 

 

 Colaboração com a ViSeC para promover o alinhamento com a rastreabilidade do setor de soja

A coalisão da Visión Setorial del Gran Chaco Argentino (ViSeC em espanhol) é um espaço de discussão pré-competitivo coordenado pela The Nature Conservancy (TNC), Tropical Forest Alliance (TFA), Peterson Control Union e CIARA/CEC.

Desde 2019, TNC, Cámara de la Industria Aceitera de la República Argentina e Centro Exportador de Cereales (CIARA/CEC) e Peterson foram fundamentais no desenvolvimento da plataforma de monitoramento e verificação da ViSeC para cadeias de fornecimento de soja com o objetivo de mitigar os impactos ambientais e o foco no desmatamento e outras mudanças no uso do solo no Gran Chaco da Argentina.

Com a entrada da TFA em 2022, a ViSeC é um exemplo de plataforma nacional que reúne todos os membros da cadeia de valor da soja – agricultores, elevadores de grãos, exportadores, empresas de trituração, sociedade civil, sistema bancário, organizações científicas e agências governamentais – para promover uma cadeia sustentável de soja argentina.

Com dados reais e atualizados, a ViSeC está desenvolvendo um sistema transparente de tecnologia da informação para monitorar o fluxo de soja de forma eficiente no nível subnacional, garantindo origem livre de desmatamento e conversão e conformidade legal, promovendo soluções setoriais e industriais e gerando relatórios periódicos que são referência local e internacional sobre o bioma Chaco.

Apoiamos esta iniciativa para garantir que as duas organizações compartilhem conhecimentos e lições sobre os desafios comuns de monitoramento, relatório e verificação de informações sobre mudanças no uso do solo. O SCF integra a estrutura de governança da ViSeC da seguinte forma:

  • Participação nas discussões técnicas do grupo de trabalho
  • Estabelecimento de uma relação institucional que garanta o reconhecimento dos objetivos mútuos e dos benefícios do compartilhamento de conhecimento.
 

 

 

 

O Gran Chaco é um lugar maravilhoso onde a biodiversidade nativa floresce. Ele precisa da nossa ajuda para implantar soluções responsáveis e viáveis.

Andrés Sylvestre Begnis
Gran Chaco Zero Conversion Commodities Lead na The Nature Conservancy

Principais atividades da ViSeC em 2022:

  • 10 comerciantes, 2 associações de coletores e corretores e 4 associações de produtores aderiram formalmente à ViSeC
  • Consolidação do Comitê de Coordenação da ViSeC com reuniões mensais
  • O Comitê Técnico e o Comitê de Comunicações estabeleceram reuniões gerais bimestrais e reuniões semanais de progresso
  • Design da arquitetura do sistema de monitoramento, relatório e verificação (MRV) (progresso de 80%)
  • Lançamento do site
  • Realizou mais de 20 reuniões de divulgação com stakeholders (embaixadas, governos, organizações multilaterais e associações de produtores, entre outros)

    Engajamento da cadeia de valor da soja

    Para proteger o Cerrado, é necessário pensar além das intervenções no nível da produção. Por isso, trabalhamos em estreita colaboração com empresas da parte inferior da cadeia por meio da Consumer Goods Forum’s Forest Positive Coalition of Action (CGF FPCoA) e com outros stakeholders. Por meio da colaboração com a CGF FPCoA, aumentamos nossa compreensão dos desafios e buscamos desenvolver definições compartilhadas do risco de desmatamento e conversão, incluindo fatores, fontes de dados de desmatamento e conversão e limites de risco para o fornecimento de soja do Cerrado.

    Estamos muito gratos pelo apoio do nosso Grupo Consultivo, composto pela The Nature Conservancy, Tropical Forest Alliance e Proforest. Essas organizações forneceram aconselhamento estratégico sobre nossos marcos e planos de trabalho anuais, garantindo o foco do nosso trabalho nas principais prioridades de sustentabilidade no setor e no nosso escopo, bem como o reconhecimento dos nossos padrões e metodologias pela sociedade civil.

    Próximos passos

    Convidar investidores e cofinanciadores para participar da coalizão de financiamento da PF.

    *

    Estabelecer canais para garantir os fluxos de cofinanciamento dos cofinanciadores para os agricultores.

    l

    Garantir que as lições aprendidas contribuam para a ambição da ViSeC de preservar o Gran Chaco argentino.

    w

    Continuar o engajamento com a cadeia de valor da soja mais ampla para trazer entendimento para ambas as partes sobre as metodologias de definições de risco, monitoramento e relatórios.