Transformação de paisagens

Por que fazemos isso?

Estamos na vanguarda da mobilização de parcerias que identifiquem, invistam e ampliem soluções para o uso mais sustentável do solo no Brasil e em outros países. Juntas, essas soluções compõem uma estratégia de paisagens que coloca produtores e comunidades locais no centro da tomada de decisões sobre seu futuro e sobre como gerenciar, cultivar e conservar o solo.

Trabalharemos com parceiros na base e nas pontas da cadeia de valor para fortalecer soluções no nível da paisagem que abordem as causas do desmatamento, forneçam incentivos para a restauração, garantam o respeito aos direitos humanos e reduzam as emissões de gases de efeito estufa.

Onde estamos

Produtores em Foco

Desenvolvemos a estratégia em relação às paisagens da iniciativa Produtores em Foco (PF), que estabelece uma abordagem para transformar paisagens produtoras de commodities em nossos 61 municípios-foco do Cerrado em áreas de abastecimento livres de desmatamento. Na primeira fase dessa implantação, a iniciativa abordará 8 municípios-foco selecionados estrategicamente.

O nome Produtores em Foco resume nossa abordagem para a transformação da paisagem, colocando agricultores e comunidades locais no centro de soluções de definição e gerenciamento para enfrentar o desmatamento. Desenvolvemos a abordagem com base na crença fundamental de que, à medida que as tecnologias e políticas mudam, a transformação do sistema depende, no final das contas , das percepções e da capacidade dos agricultores locais para adotar mudanças nas práticas de produção. Por isso, produtores e estruturas locais de governança desenvolvem conjuntamente todas as soluções e as implementam voluntariamente. O Comitê de Engajamento de Agricultores do SCF se reúne quinzenalmente para garantir que a abordagem da PF seja atrativa e adequada para os desafios enfrentados pelos agricultores em nossos municípios prioritários.

Clique no link abaixo para ver quais desafios enfrentados pelos agricultores a PF pretende abordar.

A estratégia de intervenção de paisagens da Produtores em Foco

A estratégia da PF visa abordar as paisagens do Cerrado estabelecendo estruturas de governança local e um conjunto de soluções personalizadas para as necessidades de cada paisagem específica por meio de uma abordagem de “núcleos”.

Com o lançamento da Produtores em Foco, demos um passo fundamental na  transformação de áreas produtoras de commodities com risco de desmatamento, equipando os produtores de soja com um conjunto de incentivos financeiros voluntários diretos e indiretos que oferecerão suporte a um modelo financeiro destinado a eliminar o desmatamento causado pelo cultivo de soja no Cerrado brasileiro. Para começar, identificamos 8 dos 61 municípios-foco para participar da fase de lançamento.

O detalhamento orçamentário abaixo por área de solução da PF reflete apenas as contribuições dos 6 membros do SCF e será aplicado durante os três primeiros anos de implantação da PF.

Teoria de mudança da PF: ao demonstrar que investimentos estratégicos em grupos de soluções podem levar a práticas mais sustentáveis de uso do solo, prepararemos o caminho para futuros financiamentos em escala para projetos de desenvolvimento no mercado de carbono, gerando áreas de fornecimento livres de desmatamento.  

A estratégia da PF se distingue de outras intervenções na paisagem ao colocar agricultores e comunidades locais no centro das decisões e gerenciamento de soluções para enfrentar o desmatamento. Não é um modelo individual, por isso supera algumas das falhas de abordagens setoriais anteriores que também buscavam preservar o Cerrado por meio de abordagens de paisagens.

 

 

A estratégia de intervenção na paisagem da PF segue o modelo de implementação à esquerda:

As seis intervenções na paisagem da Produtores em Foco

Como cada paisagem e comunidade tem seus próprios desafios e características, a estratégia da PF conta com um pacote de soluções agrupadas de acordo com as demandas dos produtores presentes nos municípios-foco com o objetivo de promover soluções livres de desmatamento e atender aos interesses dos agricultores e comunidades locais. As seis soluções principais e suas propostas de valor, vantagens e complementaridades são:

  1. Compensação por excedente de reserva legal;
  2. Assistência técnica fornecida aos agricultores para aumentar a produção sustentável, aumentar o lucro e garantir o cumprimento do Código Florestal;
  3. Integração lavoura-pecuária-floresta;
  4. Incentivos aos produtores para priorizar a expansão da produção de soja nas pastagens degradadas existentes;
  5. Restauração da vegetação nativa;
  6. Acesso a financiamentos verdes ou financiamentos favoráveis em troca de compromissos de desmatamento zero.

Para ver a descrição completa das seis estratégias de intervenção, consulte a seção Metodologias e referências deste relatório.

Processo de seleção e critérios de qualificação de agricultores da PF

A PF tem o compromisso de evitar o desmatamento no nível da paisagem com uma visão de longo prazo. Por isso, os critérios de qualificação têm uma abordagem inclusiva e buscam conceder incentivos ao maior número possível de agricultores interessados, em vez de focar no desempenho anterior de uso do solo. Com essa abordagem, a data limite de desmatamento para qualificação é quando o agricultor concorda com o programa PF.

A abordagem inclusiva da PF promove a expansão do programa, ampliando a adoção para outros municípios e paisagens.

Gerenciaremos a seleção dos produtores participantes de acordo com os Critérios de Seleção de Fazenda, que descrevem os requisitos gerais e os requisitos de cada solução para os produtores participarem da PF.

Para obter mais informações sobre o processo de seleção para participação da fazenda, consulte a seção Metodologia e referências deste relatório.

Compromissos de soja DCF

Os produtores que quiserem participar da Produtores em Foco assumem o compromisso no contrato de não desmatar áreas. A duração do compromisso varia com base nos tipos de suporte recebidos, de acordo com o compromisso de soja DCF de cada solução, descrito abaixo.

Estrutura de monitoramento e avaliação da Produtores em Foco

Desenvolvemos uma estrutura de monitoramento e avaliação para garantir que as soluções da PF apoiem as transições na paisagem para cumprimento das prioridades compartilhadas. Essa estrutura avalia os resultados da implantação da solução em cada paisagem com base em métricas projetadas para acompanhar o progresso em tópicos distintos: conservação e restauração, agricultores e comunidades e parcerias. Como nem todas as soluções são implementadas em todas as paisagens da PF, cada paisagem é avaliada apenas com base nos indicadores relevantes para as soluções aplicadas.

A estrutura avaliará os resultados e as oportunidades de melhoria contínua na implantação da PF.

A estrutura continuará a evoluir com um conjunto de métricas principais.

Início: fase de lançamento da PF

Identificamos 8 dos nossos 61 municípios-foco para participar da fase inicial de implantação.

Próximos passos

Junho de 2023: definir o escopo e a linha do tempo da expansão da PF para o segundo grupo de municípios prioritários.

i

Dezembro de 2023: divulgar os resultados da implantação da PF nos 8 municípios iniciais da iniciativa com base na estrutura de monitoramento e avaliação.

Garantir a melhoria contínua da estratégia da PF.