O Soft Commodities Forum (SCF), hospedado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), permite a colaboração entre seis empresas líderes globais do agronegócio para identificar soluções para eliminação do desmatamento e da conversão de vegetação nativa para cultivo de soja no Cerrado brasileiro. O Cerrado é a savana mais biodiversas do mundo, abrigando 5% das espécies de animais e plantas do planeta. O trabalho do SCF apoia a estratégia Visão 2050 e o Plano do Setor Agrícola 1,5 °C no contexto da cadeia de valor da soja, contribuindo para um futuro com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (net-zero) e positivo para a natureza.
Este relatório descreve o progresso feito em relação a essa meta. Nele, divulgamos as melhorias na rastreabilidade e no desempenho da soja livre de desmatamento e de conversão (DCF) e detalhamos as estratégias de intervenção na paisagem e um modelo de implementação de incentivos financeiros para agricultores com o objetivo de influenciar o comportamento do produtor, evitando o desmatamento.
Até dezembro de 2022, o SCF realizou as seguintes ações:
Lançamento da iniciativa Produtores em Foco (PF), uma estratégia de intervenção na paisagem para preservar áreas prioritárias do Cerrado, que tem como foco os agricultores.
As soluções paisagísticas da PF são focadas no oeste de Mato Grosso, sul do Maranhão, oeste da Bahia e em Tocantins. A abordagem de implantação da PF inclui intervenções na paisagem segundo a teoria da mudança desenvolvida pelo SCF, uma governança liderada por nosso recém-lançado Conselho de Paisagem do SCF, um orçamento inicial mantido pelo SCF e uma estrutura de investimento participativo, estrutura de monitoramento e avaliação, critérios de qualificação e compromissos no nível da fazenda.
Segunda divulgação de área de cultivo de soja livre de desmatamento e conversão
Os membros do SCF estão divulgando atualizações em seu desempenho individual dos volumes verificados de soja livre de desmatamento e conversão (DCF) em relação à primeira divulgação de desempenho que ocorreu em junho de 2022. Os indicadores de desempenho relatam a soja obtida por membros individuais em 2021 nos 61 municípios-alvo do SCF. Incluímos outros indicadores para monitorar o desempenho de soja DCF em todos os 61 municípios-alvo.
Melhoria da visibilidade do fornecimento indireto
Os membros do SCF superaram a meta inicial de engajamento de fornecedores indiretos. Agora, eles estão trabalhando com 14 fornecedores indiretos prioritários, incluindo revendedores, cooperativas e armazéns terceirizados, para estabelecer planos de ação conjuntos com o objetivo de aumentar a capacidade de monitoramento e avaliação de fornecedores indiretos. Esses planos de ação permitirão que os membros realizem a auditoria da rastreabilidade do fornecimento indireto. Além disso, criamos um protocolo comum para verificação de fornecedores indiretos por terceiros. Este relatório apresenta o protocolo e os principais marcos e metas de progresso.
Fortalecimento dos processos de prestação de contas
Este relatório demonstra o progresso na prestação de contas em relação aos dados ao informar que o desempenho de todos os fornecedores diretos membros do SCF é verificado por meio de auditoria realizada por terceiros utilizando um protocolo comum de auditoria, conforme estabelecido no relatório de junho de 2022. Também criamos um protocolo para verificação de fornecedores indiretos por terceiros. Esse protocolo é o primeiro passo para a futura verificação do desempenho de fornecedores indiretos.