Warning: Undefined array key "capability_type" in /home/clients/2602d457bf1009d680bd29dc0e556781/wbcsdpublications.org/httpdocs/scf/wp-content/plugins/amcharts-charts-and-maps/includes/setup.php on line 16
Transformação de paisagens | SCF
Transformação de paisagens

Por que fazemos isso?

À medida que os investimentos no uso sustentável do solo forem crescendo nos próximos anos, a introdução da regulamentação do carbono e de um preço do carbono para o setor representa um incentivo significativo para evitar o desmatamento, garantir a restauração florestal, e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Em antecipação a esses avanços regulatórios, o SCF está em posição de influenciar como e onde os recursos financeiros são alocados para evitar o desmatamento que está embutido em commodities agrícolas.

Onde estamos

Com base na sua posição especial para conduzir as melhores práticas de investimentos no uso sustentável do solo, o SCF definiu uma estratégia para testar mecanismos eficazes de conservação no Cerrado.

A abordagem, estabelecida como modelo para uso futuro, levará à implementação de pacotes de soluções direcionados que garantam o sucesso da transformação das paisagens. Nessa primeira etapa, o programa demonstrará como os fluxos financeiros para os agricultores podem reduzir o desmatamento em áreas de alto risco, por meio de esquemas de compensação por excedente de reservas legais, assistência técnica ou acesso a instrumentos financeiros inovadores.

A iniciativa será uma “prova de conceito” destinada a abordar o desmatamento de forma efetiva, de modo que apresente um bom custo-benefício e capaz de vincular os resultados aos mercados de carbono e engajar os produtores e outros elos da cadeia de abastecimento. Para que o projeto seja bem sucedido, as medidas a seguir serão adotadas:

    • Os produtores poderão priorizar intervenções em suas propriedades;
    • O projeto maximizará o propósito e os investimentos;
    • Primeiramente, um subconjunto de municípios será o foco para demonstração de sucesso;
    • O projeto priorizará modelos que as empresas poderão reproduzir e expandir;
    • O projeto vai obter apoio de outros parceiros e financiadores.

Em termos geográficos, as intervenções na paisagem serão voltadas a dois grupos de municípios que fazem parte do escopo do SCF, nos estados do Maranhão e Mato Grosso, que foram selecionados de acordo com dois critérios: risco de desmatamento e maturidade institucional da região. Quanto à colaboração, os principais parceiros do projeto serão Produzindo Certo, IPAM e a iniciativa PCI.

Histórias do campo

Maranhão: soja sustentável para frear desmatamento

Maranhão: soja sustentável para frear desmatamento

Região sul do estado é um dos pontos mais críticos de conversão no Cerrado. Produtores conscientes e agências usam ferramentas de tecnologia e práticas sustentáveis para crescer com responsabilidade ambiental. O estado do Maranhão representa o "Ma" do acrônimo...

Mato Grosso: reduzindo o desmatamento para crescer mais

Mato Grosso: reduzindo o desmatamento para crescer mais

Em nenhum lugar do Brasil se produz tanta soja quanto no estado do Mato Grosso. Das cerca de 125 milhões de toneladas de soja cultivadas no país na safra 2019/2020, mais de um quarto tem origem em território mato-grossense. O protagonismo de Mato Grosso na soja...

Bahia: no leme da produção de soja sustentável no Matopiba

Bahia: no leme da produção de soja sustentável no Matopiba

Aos 12 anos, Celito Breda já colhia soja com as próprias mãos, na região de Jacutinga, interior do Rio Grande do Sul. Celito passou mais de uma década trabalhando com agricultura na região Sul do Brasil. Até que em 1988 migrou para o oeste da Bahia onde foi um dos...

What’s next

 

These solutions will require the entire value chain to engage, first and foremost by quantifying and mobilizing the necessary investment and enabling factors that will bring value to the producers.

Próximos passos

A principal prioridade em 2022 será mobilizar recursos para apoiar e expandir essas intervenções, interagindo com parceiros da cadeia de valor da soja, instituições financeiras e investidores que estejam dispostos a participar de soluções conjuntas em relação à paisagem destinadas a conter o desmatamento e a conversão de terra, bem como promover uma produção de soja mais sustentável em um conjunto de municípios do Cerrado.

Lançamento da nossa estratégia de transformação da paisagem

Com recursos alocados aos municípios-alvo, pretendemos lançar a nossa estratégia em relação à paisagem no primeiro semestre de 2022. Soluções em escala exigirão a mobilização de toda a cadeia de valor no que se refere à quantificação e ao levantamento dos investimentos necessários, e à criação de fatores que favoreçam a geração de valor aos produtores.