Warning: Undefined array key "capability_type" in /home/clients/2602d457bf1009d680bd29dc0e556781/wbcsdpublications.org/httpdocs/scf/wp-content/plugins/amcharts-charts-and-maps/includes/setup.php on line 16
Monitoramento de uso do terra | SCF
Monitoramento de uso do terra

Por que fazemos isso

O combate aos riscos de desmatamento e conversão de solo começa com uma imagem transparente e confiável das áreas de cultivo de soja. Ao rastrear a soja até a fazenda de origem e identificar sua ligação com o desmatamento, a conversão ou outros riscos ambientais ou sociais na fazenda, nossos membros podem direcionar esforços para onde eles mais importam, bem como medir o progresso para eliminar o desmatamento e a conversão causados pelo cultivo de soja no Cerrado.

Where we are

Divulgação da área de cultivo de soja livre de desmatamento e conversão

Pela primeira vez, em junho de 2022, os membros do SCF divulgaram seu desempenho individual em volumes diretamente verificados de soja livre de desmatamento e conversão (DCF) produzida nos 61 municípios-foco em 2021. Separado dos dados da empresa, o relatório de junho de 2022 divulgou outro indicador para acompanhar o desempenho de soja DCF dos 61 municípios-foco.

Seguindo o precedente metodológico estabelecido no relatório de dezembro de 2021, este relatório inclui uma segunda rodada de divulgações de volume de soja DCF. Essas divulgações acompanham o desempenho individual das empresas e o progresso no nível da paisagem por meio do desempenho de soja DCF dos 61 municípios-foco com base em fontes de dados externas da Agrosatélite. Este relatório complementa o progresso detalhado no relatório de junho de 2022 por meio da verificação dos dados de desempenho de fornecedores diretos. Esses dados são auditados por terceiros com base em um protocolo compartilhado de verificação de soja SCF.

Áreas de cultivo de soja por membro individual

A divulgação dos indicadores-chave de desempenho no progresso dos seis membros na obtenção da rastreabilidade da soja é uma conquista importante e uma prioridade do relatório. O processo de divulgação aumenta a transparência da nossa metodologia e abordagem ao caminho da cadeia de fornecimento de soja DCF.

Nota: a metodologia que publicamos em dezembro de 2021 para declarar soja originada por joint ventures se aplica a todos os indicadores para os quais a classificação entre volumes diretos e indiretos de soja seja relevante. Consulte mais informações na seção Metodologias e referências deste relatório.

Clique nos logotipos das empresas abaixo para acessar os dados de cada membro

Divulgação do desempenho de paisagem do SCF

No nível da paisagem, 99,68% da produção de soja no ano-safra 2020/21 são livres de conversão de vegetação nativa nos 61 municípios-foco que fazem parte do nosso escopo. Calculamos esse número com a ajuda da Agrosatélite por meio da aplicação da metodologia descrita na seção Metodologias e referências. As fontes de dados desse cálculo incluem:

    • Produção média do município nos últimos três anos-safra (2017/18, 2018/19 e 2019/20) com informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
    • Dados de conversão do PRODES Cerrado 2020, com a adoção do limite de 25 hectares como área mínima desmatada; e
    • Área de cultivo de soja do estudo da Agrosatélite comissionado pela ABIOVE para o ano-safra 2020/21.

    Processo de engajamento de fornecedores indiretos

    O relatório do SCF de junho de 2022 destaca o processo em três etapas de engajamento de fornecedores indiretos, incluindo revendedores, cooperativas e armazéns terceirizados, para colaboração na rastreabilidade e no monitoramento da soja DCF. Os três pontos principais desse processo, ilustrados abaixo, incluem a ampliação da conscientização dos objetivos de soja DCF, a análise da capacidade do fornecedor indireto de implantar sistemas de rastreabilidade e monitoramento e o desenvolvimento conjunto de planos de ação para aumentar a capacidade de rastreabilidade e monitoramento.

    Progresso no engajamento de fornecedores indiretos

    Para garantir que os padrões de rastreabilidade e monitoramento sejam atendidos e mantidos no futuro, abordamos o engajamento dos fornecedores diretos como um processo contínuo.

    Por meio de colaboração, nossos seis membros enviam um sinal comum ao mercado e reforçam nossa posição no setor como normatizadora, trabalhando em estreita colaboração com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) para agregação de dados.

    Desde junho de 2022, nossos membros e parceiros concluíram as seguintes etapas para engajar fornecedores indiretos:

    • Quase todos os membros rastreiam 100% dos volumes de soja dos fornecedores indiretos até o primeiro ponto de agregação.
    • Os membros compilaram uma lista de 19 fornecedores indiretos prioritários para engajamento, priorizados por volumes de soja produzida nos municípios-foco.
    • Em parceria com a ABIOVE, os 19 fornecedores indiretos prioritários passaram pelo processo de engajamento. Desses, 14 fornecedores indiretos foram efetivamente engajados e estão comprometidos com o desenvolvimento conjunto de um plano de ação para aumentar a capacidade de rastreabilidade e monitoramento. Os cinco fornecedores indiretos restantes não estavam dispostos a buscar colaboração quando foram abordados pela primeira vez. Esse é um desafio comum aos esforços de rastreabilidade indireta que tentaremos superar com um segundo convite para colaboração, com a participação de todas as empresas associadas.
    • Nesses 14 fornecedores indiretos, promovemos a conscientização dos objetivos de rastreabilidade e monitoramento do desempenho da soja DCF.
    • Os 14 fornecedores indiretos avaliaram sua capacidade de implantar sistemas de rastreabilidade e monitoramento por meio de entrevistas e coleta de dados.
    • Os 14 fornecedores indiretos concordaram em colaborar com o SCF e a ABIOVE no desenvolvimento conjunto de planos de ação para aumentar a capacidade de rastreabilidade e monitoramento.

      Obter a intenção declarada de colaboração dos 14 fornecedores indiretos prioritários é uma etapa fundamental para alcançar a rastreabilidade e a verificação de fornecimento de soja DCF do fornecedor indireto. Com os planos de ação dos fornecedores indiretos, poderemos avançar a verificação por terceiros do desempenho de soja DCF do fornecedor indireto com a definição de expectativas e etapas preparatórias para um processo de auditoria.

      Finalizaremos os 14 planos de ação propostos com contribuições de fornecedores indiretos para, até junho de 2023, determinar se podemos classificar esses fornecedores indiretos como Classe A, de acordo com o protocolo para fornecedores indiretos divulgado neste relatório. Os fornecedores classificados como Classe A concluirão um processo de auditoria de soja DCF até dezembro de 2023.

      Prestação de contas sobre rastreabilidade e dados de soja DCF

      Nos relatórios anteriores do SCF, consideramos os volumes de soja DCF com base na verificação por primeira parte. À medida que aumentamos a robustez das divulgações de rastreabilidade, aprimoramos nossa abordagem de verificação de dados para incluir:

      • Verificação de fornecedores diretos por terceiros;
      • Linha do tempo e processo para verificação de fornecedores indiretos por terceiros.

      O objetivo do nosso protocolo de verificação de dados é confirmar a soja DCF produzida nos 61 municípios-foco e comprovar que os volumes podem ser rastreados até a fazenda. Realizaremos o protocolo anualmente, durante o ano civil anterior ao ano atual de divulgação (por exemplo, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) a serem divulgados em 2022 referem-se ao ano civil de 2021). 

      Neste relatório de dezembro de 2022 e em relatórios futuros, o desempenho de soja DCF dos fornecedores diretos já é verificado por terceiros.

      Para dados de fornecedores indiretos, a verificação por terceiros seguirá o processo de auditoria descrito na Caixa 2.

      Desempenho de rastreabilidade para fornecedores diretos

      Os seis membros tiveram a divulgação de desempenho de soja DCF de fornecedor direto verificada por terceiros com base no protocolo anunciado no relatório de junho de 2022.

      Todos os membros atingiram a meta mínima de 95% de rastreamento da soja até a fazenda onde foi cultivada e comprada diretamente.

      Protocolo de verificação de fornecedores diretos

      Para divulgar o desempenho de soja DCF, cada membro calculou a proporção de soja DCF produzida nos 61 municípios-foco com base na seguinte equação:

      KPI: soja DCF verificada produzida nos 61 municípios-foco (FMs) (%)

      Volume total de soja DCF verificada comprada de fazendas em FMs
      Volume total de soja comprada de fazendas em 61 FMs (direta e indireta)

      Com base nesse cálculo, a empresa de auditoria analisa o processo do membro para obter cada insumo usado no cálculo. Isso pode incluir evidências, como contrato comercial, nota fiscal, área da fazenda (polígono), avaliação de desmatamento e conversão para cultivo de soja e registro do cálculo do indicador. A empresa de auditoria realiza essa verificação com uma abordagem de amostragem que usa até 100 amostras.

      Além disso, o protocolo inclui uma lista de verificação para orientar o auditor no processo de verificação. Essa lista destaca o escopo dos dados, a rastreabilidade e a área de cultivo de soja DCF.

      Desempenho de rastreabilidade para fornecedores indiretos

      Obter a intenção declarada de colaboração dos 14 fornecedores indiretos prioritários é uma etapa fundamental para alcançar a rastreabilidade e o desempenho de soja DCF de fornecedores indiretos.

      Conforme descrito no processo de engajamento de fornecedores indiretos, a verificação do desempenho de soja DCF do fornecedor indireto depende do engajamento colaborativo e da implantação de melhorias importantes na rastreabilidade, conforme descrito em planos de ação conjuntos desenvolvidos individualmente.

      Os planos de ação do fornecedor indireto conterão uma avaliação da maturidade do gerenciamento da cadeia de suprimentos do fornecedor indireto. Aqueles que forem considerados prontos para auditoria serão classificados como fornecedores indiretos Classe A e estarão sujeitos ao mesmo protocolo de auditoria dos fornecedores diretos.

      Protocolo de verificação de fornecedores indiretos

      Com base em nosso trabalho de engajamento de fornecedores indiretos com o apoio da ABIOVE, adotamos o seguinte protocolo para a prestação de contas de fornecedores indiretos engajados por meio do processo de engajamento de fornecedores indiretos.

      • Com base no processo de engajamento, os fornecedores indiretos usam uma das seguintes abordagens de rastreabilidade:
        • Se o volume comprado indiretamente pelo membro do SCF for rastreável até o nível da fazenda: o membro deve responder pela rastreabilidade desses volumes e executar o mesmo protocolo de auditoria usado para os volumes de origem direta.

      Se o volume comprado indiretamente pelo membro do SCF não for rastreável até o nível da fazenda: o membro deve aplicar o índice de rastreabilidade de cada fornecedor indireto específico aos volumes comprados desse fornecedor. Por exemplo, se o membro X do SCF comprou 6.000 toneladas do fornecedor indireto Y e, após o processo de engajamento e auditoria, a empresa Y teve 50% de rastreabilidade verificada no nível da fazenda, a empresa X deverá contabilizar 3.000 toneladas como rastreáveis até o nível da fazenda.

      Próximos passos

      U

      Junho de 2023: determinar o status Classe A de 14 fornecedores indiretos com base no cumprimento do plano de ação.

      l

      Junho de 2023: 20 fornecedores indiretos terão assumido o compromisso de desenvolver um plano de ação conjunto.

      N

      Dezembro de 2023: o desempenho de soja DCF do primeiro grupo de fornecedores indiretos Classe A será verificado por terceiros.

      Garantir a melhoria contínua da metodologia de soja DCF por meio do diálogo com stakeholders externos.