Warning: Undefined array key "capability_type" in /home/clients/2602d457bf1009d680bd29dc0e556781/wbcsdpublications.org/httpdocs/scf/wp-content/plugins/amcharts-charts-and-maps/includes/setup.php on line 16
Parceiro Viterra – Final Dezembro 2022 | SCF

Dados de 2021

Nota: A performance geral dos membros do SCF em rastreabilidade até a fazenda para fornecimentos diretos é citada na seção de Monitoramento do Uso da Terra.

VOLUME DE SOJA ORIGINADA NO CERRADO

Do volume total proveniente do Brasil em 2021

%

originada em outros biomas

%

originada no Cerrado

VOLUME DE SOJA ORIGINADA NOs 61 MUNICÍPIOS-foco

Do volume total proveniente do Cerrado em 2021

%

originada em outros municípios

%

originada nos 61 municípios-foco

VOLUME DE SOJA proveniente de FORNECIMENTOS DIRETOS E INDIRETOS

Do volume total proveniente dos 61 municípios-foco em 2021

%

fornecimento indireto

%

fornecimento direto

MAPEAMENTO DE FORNECEDORES INDIRETOS

Até o primeiro ponto de agregação nos 61 municípios-foco em 2021

%

rastreável até o primeiro ponto de agregação

SOJA LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO VERIFICADA

Do volume total de soja proveniente de fornecimentos diretos e indiretos nos 61 municípios-foco em 2021

%

soja DCF não-verificada

%

soja DCF verificada

Para nós, sustentabilidade vai além do desenvolvimento econômico e da conservação ambiental. Também queremos alcançar as melhores taxas de produção, aliadas à efetiva preservação ambiental. Sabemos que é um desafio, entretanto, se torna plenamente possível e eficaz a partir da implantação de técnicas atuais e inteligentes de cultivo, que prestigiam as especificidades dos ecossistemas e a legislação aplicável. Desta forma é possível otimizar a produção de alimentos em um menor espaço de área.

Destaco também a evolução da legislação brasileira e o esforço das autoridades e órgãos públicos na aplicação e fiscalização das legislações ambientais. Assim como do setor privado, mormente as empresas adquirentes da produção, que seguem rigorosas regras para a recepção e comercialização de grãos.

Ao utilizarmos práticas sustentáveis para produzir, recebemos o benefício de poder comercializar nossa produção no mercado interno e externo. Aliado a isso, ao produzirmos em áreas consolidadas e licenciadas, seguindo à risca a legislação ambiental brasileira, estamos preservando ao mesmo tempo que contribuímos para a difusão de boas práticas agrícolas e para a preservação ambiental integrativa.

É preciso repensar a conservação do meio ambiente em atenção às peculiaridades de cada local e na efetividade das medidas a serem adotadas. O desenvolvimento sustentável vai além de apenas deixar intocável o que temos, sendo também possível produzir de forma sustentável e preservar. Produtores são aliados no esforço da preservação do meio ambiente.

Fabiano Richart

Produtor rural no Maranhão e no Pará

Click on an SCF member logo to see all related data