Onde trabalhamos

No ano-safra 2020/2021, a quantidade de soja plantada em áreas desmatadas entre 2014 e 2020 foi de 0,62 milhão de hectares no Cerrado, dos quais 80.5% estão concentrados no Matopiba. Para o mesmo período, essa área representa 10,6% do total de desmatamento no bioma.2

Portanto, expandimos o escopo do nosso trabalho para cobrir 70% do risco recente de desmatamento e conversão de terra no Cerrado relacionados ao cultivo de soja. O trabalho do SCF se concentra em um conjunto de 61 municípios que representam 26% de toda a soja plantada no Cerrado em 2020/2021.2 Quando combinado ao declínio geral de conversão de terra para o cultivo de soja que vem ocorrendo em todo o bioma, isso representa a abrangência do nosso trabalho cooperativo para proteger a vegetação nativa e, ao mesmo tempo, promover o cultivo sustentável da soja. É importante notar também que vários desses municípios atualmente apresentam uma taxa bastante baixa de conversão de terra para cultivo de soja.

A ampliação desse escopo é o resultado de uma consulta pública realizada com mais de 30 representantes da sociedade civil, comunidade acadêmica e setor privado.

O mapa abaixo mostra os 61 municípios-alvo do Soft Commodities Forum

Acesse a lista completa de municípios em nossa seção de Metodologias e referências