Sumário executivo
O Soft Commodities Forum (SCF), liderado pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), permite a colaboração entre seis empresas de agronegócio na identificação de soluções para eliminar o desmatamento e a conversão de vegetação nativa causados pelo cultivo de soja no Cerrado brasileiro. O Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo. Ele abriga 5% das espécies de animais e plantas do planeta. O trabalho do SCF apoia a estratégia da Visão 2050 do WBCSD no contexto da cadeia de valor da soja, contribuindo para um futuro com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (net-zero) e positivo para a natureza.

Este relatório descreve o progresso feito em direção a esse objetivo. Nele, divulgamos, entre outras soluções, padrões de relatórios (reporting) para permitir a rastreabilidade da soja originada no Cerrado e os modelos de incentivos financeiros necessários para influenciar o comportamento do produtor.

Além desses desenvolvimentos, os seis membros do SCF estão envolvidos atualmente na criação de um roteiro setorial para uma ação sobre a cadeia de fornecimento consistente com a meta climática de 1,5 °C. O próximo desafio do SCF será alinhar a pauta das cadeias de fornecimento livres de desmatamento e conversão com a das metas climáticas baseadas na ciência.

Em junho de 2022, o SCF apresentou os seguintes resultados importantes:

Primeira divulgação de área de cultivo de soja livre de desmatamento e conversão

Os membros do SCF estão divulgando seu desempenho individual dos volumes verificados de soja livre de desmatamento e conversão (DCF) produzidos em 2021 nos 61 municípios-foco do SCF. Um outro indicador, além daquele baseado nos dados de cada empresa, é fornecido para monitorar o desempenho do cultivo de soja DCF de todos os 61 municípios-foco.

Uma abordagem setorial para o monitoramento do fornecimentos indiretos

Os membros do SCF desenvolveram um protocolo coletivo de engajamento de fornecedores indiretos para que eles possam ter uma maior capacidade de monitoramento de seus próprios fornecedores. Os fornecedores indiretos serão priorizados de acordo com o número de membros do SCF que atendem.

Parceria com a ViSeC (Visión Sectorial del Gran Chaco Argentino), uma iniciativa multissetorial com foco no Chaco argentino

O SCF decidiu estabelecer uma colaboração estruturada com a ViSeC, uma plataforma multissetorial que promove a soja sustentável no Chaco argentino, com foco no monitoramento com base científica e na mudança do uso do solo.

Estabelecimento de uma estratégia trienal para preservar paisagens prioritárias do Cerrado: a iniciativa Farmer First Clusters

Além dos requisitos legais atuais, são necessários incentivos financeiros para apoiar os agricultores em práticas sustentáveis de uso do solo e proteção florestal. Neste relatório, o SCF apresenta as intervenções a nível de paisagem que serão implantadas em 2022 nas regiões oeste de Mato Grosso, sul do Maranhão, oeste da Bahia e em Tocantins.