Warning: Undefined array key "capability_type" in /home/clients/2602d457bf1009d680bd29dc0e556781/wbcsdpublications.org/httpdocs/scf/wp-content/plugins/amcharts-charts-and-maps/includes/setup.php on line 16
Parceiro COFCO | SCF

Dados de 2020

VOLUME DE SOJA ORIGINADA NO CERRADO

Do volume total proveniente do Brasil

%

originada em outros biomas

%

originada no Cerrado

VOLUME DE SOJA ORIGINADA NO MUNICÍPIOS-ALVO

Do volume total proveniente do Cerrado

%

originada em outros municípios

%

originada no 61 municípios-alvo

VOLUME DE SOJA FORNECIMENTOS DIRETOS E INDIRETOS

Do volume total proveniente no 61 municípios-alvo

%

fornecimentos indiretos

%

fornecimentos diretos

VOLUME DE SOJA RASTREÁVEL ATÉ A FAZENDA DE ORIGEM

Do volume total obtido diretamente dos agricultores

%

rastreável até a fazenda de origem no 25 municípios-alvo

%

astreável até a fazenda de origem no 61 municípios-alvo

* Até dezembro de 2021, dos membros do SCF se comprometem a atingir pelo menos 95 por cento de rastreabilidade para fazenda para abastecimento direto nos 61 municípios-alvo.

Sem tecnologia, não saberíamos o ritmo do desmatamento em regiões críticas e nada seria feito para contê-lo. A Moratória da Soja, por exemplo, iniciativa de desmatamento zero para a cadeia produtiva da soja, só é possível por meio de tecnologia de satélite para detectar soja plantada em áreas desmatadas desde 22 de julho de 2008. Mas tecnologia por si só não é suficiente. Precisa ser complementado com políticas e ações rígidas. Também requer a adesão de todos os participantes da cadeia de abastecimento da soja, especialmente os próprios produtores.  Uma solução viável e de longo prazo para acabar com a conversão de terras impulsionada pela soja deve envolver toda a indústria e, o mais importante, deve colocar os produtores no centro da transição.

COFCO International tem parceria no Brasil com a Agrosatélite, empresa que usa imagens de satélite de sensoriamento remoto para observar a superfície da Terra e o possível impacto do cultivo da soja nos ecossistemas mais valiosos do país.

SIMFaz, o sistema de monitoramento agrícola da Agrosatélite, ajuda a avaliar os riscos ambientais, sociais e financeiros. Suas imagens podem monitorar alvos dinâmicos, como safras anuais e também mudanças na cobertura da terra relacionadas ao desmatamento. A tecnologia apóia os esforços da COFCO International para desenvolver uma cadeia de suprimentos mais rastreável e sustentável na região do Cerrado Matopiba. Espera-se que o projeto cubra pelo menos 85 por cento dos fornecedores diretos da COFCO International Brasil na região do Matopiba até 2021, e que cubra totalmente a região até 2022, o mais tardar. 

Leia mais sobre a parceria da COFCO aqui 

Bernardo Rudorff
Director Executivo, Agrosatélite – Brasil

CLIQUE EM UM LOGOTIPO DE MEMBRO SCF PARA VER TODOS OS DADOS RELACIONADOS